O fim de ano está chegando e a maioria de nós planeja celebrar com seus familiares e amigos.
Com as festas de final de ano, surge um problema sério principalmente para os animais: os temidos e insuportáveis fogos de artifício. Infelizmente, quase todo mundo tem um vizinho “mala” que solta rojões, causando pânico em muitos animais, incluindo os coelhos.
A seguir daremos dicas básicas de como proteger os coelhos dos fogos de artifício, tentando mantê-los calmos ou, ao menos, menos assustados:
Evite fugas e acidentes: o pânico pode desorientar o coelho, então o mantenha dentro do cercado ou preso em um cômodo. O importante é mantê-lo em um lugar onde ele se sinta seguro.
Crie um refúgio: ofereça um esconderijo para seu coelho, como por exemplo, uma caixa de papelão. Você pode colocar até colocar feno dentro para ele ter uma distração e ao mesmo tempo o incentiva a comer mesmo nas horas de tensão.
Feche as janelas para evitar que o coelho se assuste com os flashs de luz, e mantenha a luz acesa.
Coloque um som ambiente: a ideia aqui é deixar um som de fundo para “diluir” o barulho dos rojões. Então deixe a TV ligada, ou deixe tocar músicas relaxantes.
Tente manter seu coelho distraído com brinquedos de madeira com feno, por exemplo.
O uso de remédios homeopáticos e florais também podem ser uma boa solução para manter seu orelhudo calminho, desde que seja recomendado previamente por um médico veterinário especializado.
Boas festas para vocês e seus orelhudos!
Comments