Devemos tomar muito cuidado com essas e outras perguntas que podem levar os tutores a cometerem erros de manejo que podem ser graves e até fatais para seus pets.
Reforçamos que não existe um protocolo vacinal para os coelhos no Brasil! Ou seja, não existem vacinas autorizadas para coelhos no nosso país!
Algumas pessoas mal informadas erroneamente recomendam a vacinação dos coelhos contra a raiva, mas além da vacina para esta espécie não existir, a aplicação de vacinas destinadas para outras espécies podem causar danos irreversíveis no sistema neurológico do seu coelho!
Também circulam comentários de uma doença com alta mortalidade nos coelhos, a Doença Hemorrágica Viral do Coelho, ou RHDV2 (sigla em inglês).
Porém, de acordo com estudos e notícias, podemos concluir que esta é uma doença que não é presente no Brasil, ocorrendo principalmente na Ásia e Europa, onde nestes países os animais mais afetados são de vida livre.
Para os coelhos domésticos destas regiões existe uma vacina, mas esta não é importada para o Brasil e não consta no protocolo vacinal dos nossos coelhos.
Por isso, recomendamos sempre que leve seu coelho a um veterinário especializado, pois os coelhos e demais pets exóticos possuem particularidades em diversos aspectos que um profissional não especializado desconhece.
Sendo assim, se você vive no Brasil, NÃO VACINE SEU COELHO!!!!