Os coelhos domésticos são animais sociáveis que interagem com o ser humano, possuem características gerais da espécie, mas cada coelho têm uma personalidade própria, ou seja, alguns são mais bravos que outros, existem coelhos que gostam de colo e outros que odeiam, alguns são extremamente ativos, enquanto outros são mais relaxados, etc. Desta forma, é de extrema importância o tutor(a) conhecer a rotina e o estilo do seu coelho, saber sobre seus hábitos, gostos pessoais, forma de agir e horários de interação. A compreensão da rotina do coelho gera benefícios, pois o tutor(a) cria um vínculo mais próximo e consegue detectar atitudes anormais.
Sendo assim, quando o tutor(a) verifica alguma diferença na rotina do coelho deve ficar atento, são diversos sinais que podem indicar algum problema de saúde, tais como: ➤ O coelho não querer interagir. ➤ Falta de apetite. ➤ Isolamento e letargia. ➤ Coelho deixa de beber água. ➤ Diminuição ou ausência das fezes e urina. ➤ Alteração no aspecto das fezes. ➤ Queda excessiva de pelos com lesões na pele. ➤ Secreção no nariz ou olho. ➤ Insuficiência respiratória, entre outros sinais.
Pode-se concluir que o tutor(a) deve ter um convívio com o coelho, desta maneira será possível identificar comportamentos incomuns em seu dia a dia, evitando o agravamento de alguma doença. Havendo a identificação de alguma alteração na rotina, recomenda-se que o tutor(a) entre em contato com um veterinário especializado em silvestres/exóticos, lembrando que o tutor(a) nunca deve medicar o coelho por conta própria, pois poderá agravar o problema de saúde.
Comments