VOLUNTÁRIO

Fazer um trabalho voluntário é extremamente gratificante. Com ele, além de salvarmos diversas vidinhas orelhudas, também adquirimos experiências que levamos para a nossa vida pessoal e profissional. Por isso, com a ajuda de todos os membros, tentamos sempre melhorar para conseguirmos resgatar e cuidar de mais orelhudos e atingir cada vez mais pessoas sobre os cuidados básicos dos coelhos.

Para saber mais sobre nossas áreas e funções, leia as informações abaixo em “Quero ser voluntário”.

LAR TEMPORÁRIO

Dar LT exige grande responsabilidade e é um ato de amor e carinho. Saber que o orelhudo que você ofereceu abrigo irá para um lar cheio de amor após sair de condições de abandonos e maus-tratos, não tem preço!

Para dar Lar Temporário é necessário:

  • Local com espaço disponíve para montar um aramado (condomínio) ou cercado, com possibilidade de soltar o coelho por algumas horas para passear, se exercitar e interagir um pouco. Normalmente, o espaço para a base de um condomínio é de 1,2 m x 0,4 m, cuja altura, aproximadamente 1 m, pode variar.

Se tiver espaço para deixá-lo(s) solto(s), melhor ainda! É importante que o local seja isolado dos animais da residência para evitar possíveis contaminações por doenças e/ou parasitas, brigas, reprodução etc.

  • Se você tiver orelhudos em sua residência, esses precisam antes ser castrados;
  • Ter disponibilidade de tempo para fornecer os cuidados básicos, como: limpeza do espaço e do banheirinho, alimentação, possível medicação, escovação, atenção que possam precisar e interação. Além de fornecer fotos e informações, como temperamento do coelho, para a equipe de adoção.

Observações Importantes:

  • Os cuidados básicos do(s) orelhudo(s) devem estar de acordo com as orientações fornecidas pelo Líder/Gestor de LT, ou seja, devem estar alinhados com os cuidados que o GAC segue.
  • O GAC fornece, se necessário, ração, feno, granulado higiênico e uma verba mensal para verduras. Nosso grupo está sempre disponível para ajudar esses voluntários em quaisquer ocasiões!
  • Atualmente os lares temporários se concentram em Campinas e na região metropolitana de São Paulo, onde nossas clínicas veterinárias parceiras se situam. Portanto, não é possível ter LT’s fora dessas localidades. Caso você queira oferecer LT, mas não more nesses locais, por favor nos notifique: voluntario@grupodeapoioaoscoelhos.org.br

QUERO SER VOLUNTÁRIO

Para se tornar voluntário do GAC é necessário:

1. Preencher o “Questionário de Adesão ao Trabalho Voluntário”.

Ele é divido em 4 partes: Sobre você, sobre a responsabilidade de LT (caso você queira fazer parte dessa área), sobre os cuidados básicos dos coelhos e sobre o Manual do Voluntário. Portanto, para preenchê-lo, antes é necessário ler o Manual do Voluntário.

Este manual conta um pouco sobre nossa história, nossa missão, visão e valores, como funciona nossa estrutura, quais áreas possuímos atualmente e suas funções, e dicas sobre o trabalho voluntário. Através deste manual é possível entender melhor como funciona o trabalho voluntário dentro do GAC.

Observação: A maioria das funções, com exceção de LT, são onlines, ou seja, pode ser feito à distância.

2. Entrevista com a equipe de Gestão de Pessoas

Após envio do questionário, você receberá o Manual do Adotante, que possui orientações e diversas dicas sobre os cuidados dos orelhudos, e passará por uma entrevista com a equipe de Gestão de Pessoas, cujo assunto principal será este Manual e as suas áreas de interesse, além de sanar possíveis dúvidas.

3. Entrevista com o Gestor ou Líder da área escolhida

Essa etapa tem como objetivo um melhor entendimento da área e da função que você exercerá, incluindo carga horária, requisitos etc.

4. Envio do Termo de Adesão ao Serviço Voluntário.

Precisamos de voluntários ativos, que consigam ajudar e participar, o máximo possível, das discussões trazidas para o grupo. Temos várias áreas que precisam de suporte, então é necessário que o voluntário esteja comprometido com sua função e saiba as suas responsabilidades.

Se tiver alguma dúvida, mande e-mail para: voluntario@grupodeapoioaoscoelhos.org.br

QUERO SER VOLUNTÁRIO(A)

Observações importantes:
Os voluntários são alocados nas atividades conforme suas próprias afinidades pessoais, localização e disponibilidade de tempo.