ANTES DE ADOTAR

Antes de adotar, precisamos considerar diversos fatores como ambiente onde o coelho irá viver, se temos condições financeiras, um veterinário de confiança, entre outros.

Coelhos, assim como outros animais, necessitam de amor, atenção e cuidados. Por serem considerados presas, eles são pets bem diferentes de cães e gatos e possuem várias peculiaridades.

Assim, ANTES de ter um coelho, verifique se você possui todos os quesitos abaixo.

Coelhos não são brinquedos e nem descartáveis, são VIDAS!

PACIÊNCIA: coelhos são presas e, por isso, requerem paciência de seus tutores para ganharem a sua confiança. Eles também precisam ser ensinados a fazer as necessidades nos locais corretos e seus tutores precisam ter paciência e amor para ensiná-los.
RESPEITO: coelhos são dóceis, carinhosos e ao mesmo tempo têm uma personalidade muito forte. Portanto, os tutores têm que saber respeitar o momento do seu orelhudo quando ele quiser ficar só e quando ele quiser sua companhia e seu carinho.
DINHEIRO: coelhos necessitam de uma dieta equilibrada e de qualidade.
Precisam de consulta de rotina em veterinário especializado (exótico/silvestre), e isso tem um custo alto $$$.
TEMPO: coelhos adoram interação com seus tutores. Adoram brincar e ganhar carinho. Desta forma, tutores de coelhos precisam dedicar um tempo para eles.
COMPROMETIMENTO: coelhos podem viver em média até 12 anos. Portanto, neste tempo precisa ter comprometimento com a sua saúde e bem-estar.
ESPAÇO: ao contrário do que muitos dizem, coelhos NÃO devem ficar em gaiolas, necessitam de um espaço confortável dentro de casa (protegido de sol e chuva) para ficarem e se exercitarem. O melhor é ficarem soltos e livres pela casa, lembrando que alguns cuidados devem ser tomados para a proteção do coelho, como encapar fios elétricos e manter plantas tóxicas fora do alcance
deles.
TUTORES SAUDÁVEIS: Verifique sua saúde, se não possui nenhum tipo de alergia aos pêlos dos coelhos, a fim de evitar ter que doá-los ou abandoná-los posteriormente. Se for alérgico e mesmo assim quiser um orelhudo, é sua responsabilidade consultar um médico e procurar tratamentos preventivos de alergia (que são super efetivos)!

Qualquer pessoa PODERIA ter um coelhos, mas só PESSOAS RESPONSÁVEIS que possuem todos os requisitos acima + muito amor ❤ DEVERIAM ter!

 

TOPO

Coelhos são animais lindos, fofos e irresistíveis!
Porém, muitas pessoas adotam (ou compram) sem considerar quão frágeis eles são.
Coelhos precisam de uma alimentação saudável a base de muuuuuito feno e verduras frescas, espaço para se exercitar e cuidados veterinários especializados (veterinário de animais exóticos/silvestres).
Tudo isso requer muito investimento de tempo e amor, e também muita despesa fixa (feno, verduras, ração, banheirinho, casinha, potes de alimentação e consultas de rotina) e variável (castração e caso o animal adoeça)!

Lembre-se que você, como TUTOR que decidiu ter um coelho, é totalmente RESPONSÁVEL pelo bem estar deste animal enquanto ele viver (coelhos vivem em média de 08 a 12 anos).
O GAC recebe com muita frequência casos de coelhos adotados ou comprados que estão com problemas graves de saúde devido a irresponsabilidade e DESCASO de seus tutores, ou de pessoas que por diferentes motivos (situação financeira, mudança de casa ou a famosa desculpa “falta de espaço”) não querem mais ficar com seus coelhos.
Se você optou por ter um coelho, seja CONSCIENTE que aquela vidinha depende totalmente de você, que terá que levar seu coelho em veterinário especializado para castração (se seu orelhudo ainda não for castrado), consultas de rotina, e que ocasionalmente terá que levar ao veterinário se o coelho adoecer (mesmo que a clínica mais próxima seja longe).

Garanta a segurança e o bem estar do seu orelhudo!

TOPO